O que é a higiene bucal?
A higiene bucal é a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpos e saudáveis para, assim, prevenir e evitar problemas tais como as cáries, a periodontite, a gengivite e ainda ajudar a combater a halitose (mau hálito). Uma boa higiene bucal mantém o seu sorriso bonito e o seu hálito puro.
Tecnologias na higiene bucal
Alguns materiais tem grande importância quando pensamos nesse processo de higienização do dentes, entre eles podemos destacar a escova de dente, o fio dental e o creme dental. A seu modo e de maneira complementar e insubstituível esses materiais podem evitar problemas de maior ordem na saúde bucal.
Escova
° Os primeiros registros da de escovas de dentes são da Babilônia em 3500 a.C.. Eram usados palitos de ouro para a limpeza dos dentes;
° No início da Era Cristã, os romanos demonstravam preocupação com a higiene da boca.
°Diversos materiais já foram utilizados para a confecção das escovas de dentes. (pelos, penas, galhos, espinhos...)
°Assim que começaram a ser produzidas as escovas constituíam um privilégio das classes sociais mais abastadas, e tinham uma alto custos sendo consideradas obras de arte, com cabos ornamentados por metais e pedras preciosas.
°A escova dental parecida com as atuais surgiu em 1780 feita por Addis em um cabo de osso com pelos naturais introduzidos em buracos feitos em uma das extremidades e presos por arame.
Curiosidade:
A primeira patente da escova foi feita em 1857 por Wadsworth e em 1880 começaram a ter seus cabos feitos de plástico
(Informações retiradas de colgate.com.br com adaptações)
Fio dental
° Durante a história, os seres humanos sempre lançaram mão da criatividade para remover pedaços de comida entre os dentes. Para tanto, usavam palitos, gravetos e uma série de objetos.
° Em 1815, o dentista americano Levy Spear Parmly, fez um fio de seda.
° O desenvolvimento de um fio com esse propósito específico só veio em 1815, com o cirurgião-dentista norte- americano Levi Spear Parmly. Sentindo o problema dos seus paciente, passou a recomendar que usassem o seu próprio fio dental, feito de seda, que ele dava aos pacientes.
° A produção em escala industrial só veio em 1888, com a empresa Codman & Shurtlef. Em 1898, a Johnson & Johnson passou a ter a primeira patente. Após a Segunda Guerra Mundial, o uso do fio dental se disseminou pelo mundo. Foi nessa época que Charles C. Bass desenvolveu o fio de nylon, mais resistente e elástico. Hoje, há no mercado uma grande variedade de tipos, marcas e sabores. No Brasil, o consumo de fio dental já passa de um bilhão de metros por ano.
Pasta de dente
° Os primeiros documentos que falam sobre a pasta de dente são da época dos egípcios. Segundo esses documentos, os povos do Egito antigo passavam nos dentes uma mistura de flores, pimenta e sal esmagados.
° Esses povos passavam essa mistura nos dentes com a ajuda dos dedos pois naquela época ainda não existia a escova de dente como conhecemos hoje.
Como antigamente as pessoas não tinha o costume de ir sempre ao dentista cada família inventava sua receita própria de creme dental. Muitas misturas ficaram famosas como a de carvão, cinzas, farelo de tijolo e ossos pulverizados. A maioria das pessoas porém nem ligava muito para os dentes e quando esses ficavam com cáries eram logo arrancados
Qual a relação do espaço escolar com a higiene bucal?
Mais do que informar sobre a importância da higienização da boca, a escola é responsável por criar rotinas que favoreçam o cuidado com os dentes. Neste contexto gestores e professores devem se empenhar na divulgação de práticas que colaborem com a aquisição de uma rotina de cuidados higiênicos que inclua entre outras ações a escovação dentária. Projetos que aliam instâncias das secretarias de saúde e educacionais têm sido uma alternativa bem sucedida para promover um maior contato dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, com as questões ligadas à saúde. Tais projetos centralizam inclusive o papel dos agentes de saúde e no caso específico da higiene bucal o dentista.
Algumas escolas também aliam os programas de irradicação de subnutrição infantil com o âmbito educacional e atentam para uma alimentação balanceada e saudável nas merendas fornecidas diariamente para as crianças. Essa preocupação também tem reflexos diretos na saúde bucal das crianças e pode aliada a uma boa prática de limpeza dos dentes, evitar a incidência de cáries.
Dicas para manter dentes saudáveis
° Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
° Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
° Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
° Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água
--
Referências Bibliográficas
° Disponivel em http://higienebucal.org/. Acesso 26 Nov. 2012
° Disponivel em http://rubialesodontologia.blogspot.com.br/2009/08/saiba-como-surgiu-escova-dental.html. Acesso 26 Nov. 2012
° GUEDES, Antonio Carlos. Manual de Odontopediatria. Ed. Santos. 2006°
Diponível em www.colgate.com.br Acesso em 20 Nov.2012